Saiba como higienizar suas máscaras
O uso obrigatório de máscaras pela sociedade brasileira devido a pandemia Covid-19 mudou a rotina de muitas pessoas. Mais que isso, dúvidas em cerca do
O uso obrigatório de máscaras pela sociedade brasileira devido a pandemia Covid-19 mudou a rotina de muitas pessoas. Mais que isso, dúvidas em cerca do que pode e o que não fazer com essa máscaras se tornaram mais comuns.
Pensando nisso, você verá neste conteúdo como higienizar e utilizar de maneira adequada as máscaras para se proteger da transmissão da Covid-19 e outros vírus! Boa leitura!
Antes de passarmos para os métodos de higienização, vamos explicar de maneira rápida o que precisa ser analisado para justificar o uso das máscaras.
Antes de qualquer coisa, entenda que as máscaras não são 100% eficazes contra a contaminação de influenzas. Por isso, usar máscaras não significa que você não tenha que tomar as outras precauções contra a proliferação dos vírus.
Além disso, seu uso serve mais para evitar contaminar outras pessoas do que para não se contaminar, e seu uso é um ato de consciência social e respeito a outras pessoas, principalmente as de grupo de risco.
Por isso, seja consciente, use máscaras!
Para que as máscaras sejam realmente eficazes na proteção da contaminação de coronavírus, é necessário higienizá-la bem.
Portanto, siga as seguintes instruções:
Utilize uma solução de água sanitária misturada em água potável e mergulhe a máscara. Essa solução irá desinfetar os possíveis vírus na superfície da máscara.
A solução deve seguir a medida de “uma parte de água sanitária para 50 de água potável”, o que significa, por exemplo, 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável por cerca de 20 a 30 minutos. Esse tempo será o suficiente para a solução agir e desinfetar a máscara.
Devido ao forte cheiro de água sanitária, após retirar a máscara da solução, lave-a bem com água e sabão, enxaguando sempre em água corrente.
Para a secagem, o ideal é utilizar um ferro de passar no começo, deixando-a secar naturalmente até que esteja completamente seca. Uma vez que a máscara esteja seca, guarde-a em um saco plástico até reutilizá-la.
É importante ressaltar que a máscara úmida ou molhada não é eficaz, já que a umidade pode fazer o vírus atravessar o pano e tocar seu rosto, boca ou nariz. Sendo assim, utilize apenas máscaras secas!
As máscaras possuem uma validade, e é de extrema importância que você esteja atento para evitar a contaminação.
A OMS ( Organização Mundial de Saúde) ao lado dos Ministérios da Saúde nacionais orientam que as máscaras mais eficazes e que devem ser utilizadas para o uso comum sejam:
Máscaras com tecido de 100% algodão;
Saco de aspirador;
Cotton (poliéster 55%, algodão 45%);
Fronhas de tecido antimicrobiano.
É de extrema importância que em casos de desgaste do tecido, mesmo que não seja extremo, a máscara deve ser imediatamente descartada em troca de uma nova.
Seu uso deve cobrir o nariz, a boca completamente e não possuir espaços vazios nas laterais. Além disso, as máscaras tem validade de uso de 2 horas antes de precisar ser higienizada.
Isso porque a umidade causada pela respiração compromete a funcionalidade da máscara. Desta forma, tenha sempre uma máscara reserva para evitar problemas!
Vale ressaltar também que antes de colocar e após retirar a máscara, você precisa lavar bem as mãos com água e sabão, Além disso, nunca retire a máscara pela frente, use as alças laterais para retirá-la e higienize imediatamente as mãos.
Proteja-se e mantenha os outros protegidos! Agora que você sabe melhor como higienizar as máscaras e como utilizá-las, você pode instruir outras pessoas também!
Envie este conteúdo para todos que você acredita que possam se beneficiar com essa informação, ela é super importante!
O uso obrigatório de máscaras pela sociedade brasileira devido a pandemia Covid-19 mudou a rotina de muitas pessoas. Mais que isso, dúvidas em cerca do
Pensando em fazer uma sobremesa que seja rápida e super gostosa? Separamos 5 dicas incríveis para você se deliciar, aproveite! Mousse de Maracujá 2 caixas